DSC04298_001b

Usar o papelão como tela de pintura , ao meu ver, é uma das formas de agregar valor a um tipo específico de suporte através da arte.

Minha ideia inicial com a ação PopArt Sustentável é usar qualquer material não convencional para produzir meus originais.

Dessa forma tento incutir no público a ideia de que ao nosso redor esta uma enorme riqueza de materiais processados e que normalmente são descartados nas vias públicas justamente pelo não conhecimento do que fazer com eles após o uso.

Não penso apenas em reuso mas na valorização de materiais que irão demorar anos e muitas vezes décadas para decompor-se na natureza mas que – no meu caso – servirão para a produção de obras de arte.

CAM00164_001b

A produção do papelão demanda um consumo enorme de água para sua produção e durante o processo de reciclagem mais energia e água serão consumidos no processo.

Em minha produção artística de originais popart eu procuro – ao utilizar caixas de papelão –   recolher os resíduos que surgem durante o manuseio e  corte das chapas  para posteriormente utilizá-los em novos projetos .

As chapas resultantes receberão aplicação de tinta de parede a base de água. Aplico de duas a três demãos para criar uma superfície homogênea onde mais tarde serão feitos os desenhos iniciais a lápis.

DSC04262 cópia

Como as chapas tendem a curvar-se em direção da superfície umedecida eu pulverizo água no verso do papelão e em seguida coloco algumas ripas de madeira para que a superfície mantenha-se alinhada evitando assim sua deformação.

Por segurança eu deixo secar e descansar por pelo menos 24 horas.

agua001 cópia

Com a superfície seca e firme eu inicio os esboços para depois defini-los de forma mais precisa.

British Bands in PopArt

Nesse trabalho o tema escolhido representa as bandas inglesas da década de 60 que muito influenciaram músicos e bandas posteriores. O uso das cores azul e vermelho fazem alusão a bandeira inglesa e os ícones foram usados de forma minimalista.

Começo a pintura trabalhando com o fundo de cada arte. Serão aplicados formas ou ícones que irão reforçar o tema principal. Ao mesmo tempo vou compondo as cores nos rostos dos músicos prevendo o contraste que será criado com o uso da cor preta que irá definir as formas do primeiro plano de cada arte.

1200 cópiaB

Após a conclusão da pintura de todos os fundos inicio a finalização dos traços.

Para alguns detalhes eu uso tinta preta aplicada com pincel redondo fino mas a maioria dos traços são feitos utilizando-se uma caneta Posca na cor preta.

DSC04308 cópiaB

O próximo passo após a pintura é a montagem  das obras sobre chassi de madeira. Cada folha de papelão é dobrada e grampeada. O aspecto visual das obras lembram muito a das telas de algodão montadas.

Cada arte tem sua característica em particular.

“The Yardbirds”

BB_TheYardbirdsB

Representa uma foto clássica da banda na formação de 1966 com os integrantes Jeff beck, Jimmy Page, Chris Dreja, Keith Relf e Jim McCarty e o cenário de fundo é o toldo icônico e característico do Bar e Club londrino The MARQUEE. Sobre os dois incríveis guitarristas que saíram posteriormente da banda Jeff Beck montou o Jeff Beck Group que tinha os músicos britânicos Ronnie Wood que veio a integrar mais tarde o Rolling Stones e o vocalista Rod Stewart. Hoje tem carreira solo. O guitarrista Jimmy Page mais tarde fundou o Led Zeppelin.

“The Animals”

BB_TheAnimalsB

Representa uma foto clássica da banda na formação de 1964 com os integrantes Alan Price, John Steel, Chas Chandler, Hilton Valentine e Eric Burdon ao centro. Ao fundo esta representada o detalhe da fachada do Club A Go GO Jazz Club local da primeira apresentação da banda e localizada na cidade natal da banda NewCastle upon Tyne, mais conhecida apenas como newCastle, ao norte de Londres. A banda The Animals surgiu entre 1962 e 1963 e segundo o vocalista Eric Burdon o nome foi uma homenagem a um antigo amigo de turma conhecido como ANIMAL Hogg. Foi uma banda que, assim como The Rolling Stones, adotaram o estilo Rhythm´n´Blues e o popularizou ao grande público.

“The Kinks”

BB_TheKinksB

Representando uma foto clássica da banda na formação de 1964 com os integrantes Pete Quaife, Dave Davies, Mike Avory e Ray davies. Ao fundo esta representado o detalhe de um edifício em Muswell Hill , local onde a banda surgiu em 1963 e que é um suburbio ao norte de Londres. O album da banda Muswell Hillbillies de 1971 é uma homenagem ao local. É uma das bandas mais influentes do rock e pertenceu ao movimento chamado na época the British Invasion nos Estados unidos.

” The Rolling Stones”

BB_TheStonesB

Representa uma foto clássica da banda na formação de 1962 com os integrantes Charlie Watts, Mick Jagger, Keith Richards, Bill Wyman e Brian Jones. Uma das bandas londrinas mais influentes do rock e representativas da British Invasion na década de 60. Surgiu em Londres e seu logotipo, a boca aberta com a língua de fora, é um dos ícones mais simbólicos do rock and roll.

“The Who”

BB_TheWhoB

Representa uma foto clássica da banda na formação de 1964 com os integrantes Pete Towshend,Keith Moon , Roger Daltrey e John Entwistle. Uma banda londrina que, segundo seus integrantes, fazia parte do movimento Pop Art e nessa pintura usei o logotipo da banda, o“Target”, para compor o fundo da arte. O The Who é considerado como umas das mais importantes e influentes bandas de rock. ”

O universo musical é amplo e abrange vários estilos e num segundo momento outras bandas serão ilustradas.