Esse aplicativo me condenou pois estou adorando usá-lo.
logoSketch

Evito , evito mesmo, fazer parte da geração “Cabeça pra Baixo”. Essa geração de pessoas que passam mais tempo com a cabeça abaixada olhando para as telas de dispositivos móveis e menos alerta com o tráfego de veículos(maior risco de atropelamento) ou com os arredores onde, para a infelicidade dos moradores da Grande São Paulo, fez surgir uma nova modalidade de ladrões que usam bicicletas durante o crime em que levam de supetão o celular da vítima distraída.

bikeRouboCelular_02

Bom, segurança a parte, eu procuro limitar ao mínimo o uso do celular.

Como passo a maior parte do tempo de frente à tela do computador sempre aviso que é muito mais fácil me mandar um email do que mensagens whatsapp.

Por considerar-me da velha guarda eu prefiro trabalhar de forma bem básica justificando assim minha predileção por desenhar com lápis, caneta e papel durante a pré visualização de artes e projetos, seja o papel do caderno de desenho o uma folha avulsa qualquer. Na verdade a forma tradicional de desenhar chama muito minha atenção.

tradi001PQN

Mas, como tudo na vida sempre nos deparamos com um porém. No meu caso eu acabei por instalar o aplicativo para celular da Autodesk chamado Skechbook Express.

E agora fico procurando usá-lo ao máximo.

Acho que por ser uma versão mais simples se comparado com os programas da série Autodesk Sketchbook a versão EXPRESS tem o básico necessário para poder desenhar e ate mesmo ilustrar de forma prática e dinâmica. Sua interface , conforme a figura abaixo, possui:

1 – Visão geral do aplicativo aberto
2 – Menu Galeria
3 – Informações e Configurações
4 – Ferramentas
5 – Pincéis (inclusive com opção para escolher borrachas)
6 – Cor
7 – Canais
8 – Acesso aos botões de APAGAR, Última cor Usada, Conta gotas para escolher outra cor da própria imagem, seta vermelha para ação DESFAZ e seta verde para a ação REFAZ

Digital StillCamera

Em minha mesa de trabalho passo a maior parte do tempo usando meus tablets Wacom Bamboo, a DIY Cintiq(que eu construí) ou o bom e velho LE1700. O programa que mais tenho uisado são o Gimp (programa bitmap: www.gimp.org ) e o CorelDraw(artes vetorizadas).

DIYcintiqLEE

Confesso que relutei no começo mas o uso contínuo fez a curva de aprendizado para desenhar e pintar com os dedos sobre a tela de um celular ser mais rápido e regular..

DSC04388

Quando vou a clientes ou à minha oficina trabalhar em alguma peça tridimensional eu costumo fazer desenhos prévios e para aqueles que terão o acabamento digital eu procuro fazê-los  na tela do celular.

Seu uso é bem simples. E como uso muito o zoom para detalhar as formas acabo por perceber que o tamanho da tela não é um item limitador.

A poucos dias finalizei uma popart que fora concebida, os esboços iniciais, no celular tendo como tema o grande tubarão branco.

A partir de várias fotos encontradas em sites de busca passei a preparar pequenos esboços .

whiteSharkPQN

Esboços iniciais como estes ajudam a conseguir  melhor interpretação de movimento do animal.
Gosto de fazer os esboços deixando o traçado com pouca opacidade e como vou finalizar depois em outro programa uso a cor azul pois é  facilmente eliminada em programas de desenho digital por apresentar pouco contraste

Com a forma correta onde acredito ter captado a beleza de movimento do tubarão eu faço algumas marcações de cores para já pré-visualizar como será a aparência da arte finalizada.

whiteSharkPOPlayoutPQN

Eu procuro finalizar minhas poparts tanto de forma digital quanto tradicional.

No caso do grande branco eu escolhi finalizá-lo no programa vetorial Corel Draw.

whiteSharkPOPartPQN

A A

A grande vantagem dos programas vetoriais é que as artes produzidas não apresentam problemas de perda de resolução quando ampliados. Se padrão visual de qualidade mantem-se sempre o mesmo.

Já os bitmaps são limitados à resolução em que foram gerados e podem perder qualidade em ampliações. No exemplo abaixo podemos notar o serrilhamento quando a mesma imagem vai sendo ampliada onde tornam-se nítidas as bordas serrilhadas (pixels).

sharkResolu

Gosto de brincar com ícones para compor o fundo de meus trabalhos popart . São els que reforçam o tema principal e nessa arte entre outros está lá em cima uma homenagem ao pôster do filme Tubarão com a silhueta da garota nadando.

MPW-18721

Postei um vídeo novo no canal do Youtube, Vamos Desenhar, onde mostro o uso do Sketchbook Express como ótima ferramenta para produzir layouts rápidos. Nesse vídeo eu demontro como fazer um esboço rápido para um capa de revista fictícia .
Nesse trabalho faço uso da ferramenta TRANSFORMAR e mostro como ela deixa dinâmica a montagem  dos elementos que irão compor a imagem final.

E tudo começou na pontinha dos dedos circulando pela tela do celular …bem, nessa hora aceito também fazer parte da geração “Cabeça pra Baixo”. Fazer o que, tentei correr mas acabei sendo pego pela tecnologia móvel.n